VERÃO, ESTAÇÃO!

1Estacao-verao-N1402x940
Estação do sol e do calor pede proteção à saúde

O alto verão traz gatilhos que disparam doenças de pele e problemas respiratórios entre outros

MENOR11

O Verão é, para muitos, período de férias e para relaxar. Em se tratando da estação mais quente do ano, é também época de ter alguns cuidados com a saúde. Nesta temporada, que vai até 21 de março, as temperaturas oscilam de 19 ºC a 32 ºC, com ocorrência frequente de chuvas. O quadro exige uma série de precauções que abrangem hidratação, alimentação adequada, cuidados com a pele e atenção na escolha dos locais de lazer, para se evitarem patologias comuns da estação.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 70% da população não toma cuidados básicos para se proteger contra o sol. Na ansiedade de viajar, se divertir ou pegar um bronzeado, muitas pessoas se descuidam e são acometidas por insolação, escamações cutâneas, manchas na pele, micoses, além de doenças respiratórias ou gastrointestinais durante o verão.

De acordo com o médico clínico-geral Sílvio Capparelli, a exposição prolongada ao sol, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, consumo de alimentos de origem desconhecida, irregularidade das refeições e maior interação com grande quantidade de pessoas, em lugares nem sempre higienizados, são os principais desencadeadores de doenças.
Cuidados básicos como usar roupas claras e leves, bonés, filtro solar com fator mínimo de proteção 30, hidratar-se, ingerindo de dois a três litros de água por dia, dar preferência a locais limpos e arejados e alimentar-se de forma adequada podem prevenir essas situações.
“Os efeitos do sol são cumulativos, nem sempre se nota agora o que mais tarde pode se tornar crônico ou um câncer. Informação e proteção são as melhores medidas”, afirmou o médico. (Paulo Augusto)

5443 MENOR

Hidratação é importante para a pele e os olhos

Hidrataçãoveraooo

A pele e os olhos costumam ser os mais prejudicados na estação do sol e, por isso, exigem cuidados especiais. Devido às altas temperaturas, o ressecamento de ambos é mais frequente. Segundo as recomendações gerais de especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e as 16h é uma das atitudes principais para se prevenirem problemas. Outras atitudes importantes são: hidratar-se adequadamente (ingerindo de dois a três litros de água por dia), usar filtro solar sempre (mesmo sem entrar na água, retocar a cada duas horas), tomar banhos mais rápidos, com pouco sabonete e água morna, sem esquecer do hidratante corporal.

A contadora Leiza Lobianco, quando pequena confundida com albina, não sai de casa sem utilizar protetor solar. Devido ao tom de pele claro, o fator de proteção não é menor que 50 e os olhos claros também exigem a utilização de óculos escuros com proteção. “Evito ficar exposta ao sol para prevenir uma insolação ou câncer”, disse.

1CRIANÇA-VEERAO

Cuidado com crianças e bebês deve ser redobrado

1CRIANCAVERAO

Para crianças, o primeiro veraneio significa cuidado redobrado. Por terem pele delicada, os bebês precisam da atenção e da paciência dos pais, se forem expostos à praia e ao sol forte.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Maria Paula del Nero, os pequenos com menos de 6 meses não podem usar protetor solar. Nesses casos, a dica é protegê-los com roupas, bonés e chapéus com bloqueador solar no tecido.“A pele é sensível e a criança pode ter alergia ao protetor”, disse.

Mesmo protegida, a pele pode sofrer efeitos indesejados dos raios solares e do calor, como reações alérgicas do estilo brotoejas (dermatites), comuns nesta época do ano. Para driblar o problema, os pais devem optar por roupas de algodão.
“Se a pele ficar avermelhada pelo sol, pode-se aplicar cremes à base de aloe vera e camomila, que diminuem a vermelhidão”, afirmou. Aplicar pasta d’água no local também ajuda a amenizar o desconforto.

Para crianças e adultos, o oftalmologista Renzo Sansoni lembra que, ao ir a clubes e praias, as pessoas devem estar cientes de que a água é um meio de contaminação. “Os olhos ficam mais expostos, então lavá-los com soro fisiológico garante 95% de proteção”, afirmou.

menor12

ENTÃO, GUARDE BEM AS DICAS:

menor12

1. Para bebês, o ideal é investir em bloqueadores específicos, que têm apenas o protetor físico na fórmula.

2.  Roupas leves e ventiladas ajudam a evitar irritações na pele, como brotoejas. Se ainda assim as bolinhas insistirem em aparecer, um banho com água morna regula a temperatura da criança e reduz o problema.

3.  Lembre-se de que o efeito do sol é cumulativo, e deixar de proteger a criança aumenta o risco de envelhecimento precoce da pele e do câncer de pele.

4.  Tenha sempre o telefone e o e-mail do pediatra para entrar em contato no caso de emergências. Também é bom conhecer o serviço médico de cada local.

 

VERAO400X

Por que no verão chove mais que em  outras estações?

O Verão é marcado por intensas chuvas, principalmente em regiões com o Clima acentuado, ou seja, bem definido.
Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas e com isso acontecer a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva.

sol7865677

CUIDE BEM DA SUA PELE

1cuidados_de_verao566

“Verão costuma ser sinônimo de sol, praia e calor. Nesta época do ano, é comum que as pessoas desejem exibir um corpo perfeito. Mas apenas isto não basta. Os brasileiros também gostam de desfilar no verão com um corpo bronzeado. A pele queimada é tida por muitas pessoas como uma característica da aparência saudável. No entanto, os especialistas alertam que a estação é um período que exige atenção e cuidados redobrados com a pele. A ação dos raios solares sobre o corpo desprotegido tem conseqüências sérias. O câncer pode parecer uma ameaça distante, mas as queimaduras são riscos iminentes que podem estragar as férias na praia. Com as crianças, que têm pele bem mais sensível, o cuidado deve ser ainda maior”.
A Queimadura
A queimadura se caracteriza pelo contato com substâncias que aumentam a temperatura e provocam a destruição das camadas que compõem a pele. A queimadura tem vários níveis, identificados conforme o tipo de lesão. É difícil encontrar quem nunca chegou à praia e se expôs ao sol por longos períodos, logo nos primeiros dias. Em pouco tempo, a pele fica avermelhada e com sensação de ardência: esta é a queimadura de primeiro grau, tão comum durante o verão. “Ela é superficial, ou seja, a lesão foi apenas da epiderme”, explica o médico Ilmeu Dias, presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras em Minas Gerais e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, maior unidade do País em número de leitos destinados a vítimas de queimaduras.

Os Graus

A lesão da pele na chamada queimadura de segundo grau também pode ocorrer por ação do sol. Neste caso, são destruídas camadas mais profundas. “É uma lesão mais dolorosa, com bolhas. É comum que ela ocorra em pessoas que utilizam bronzeadores caseiros, como o óleo das folhas de figo, o urucum e o óleo de avião. Estas substâncias podem provocar até mesmo intoxicação”, alerta o Dr. Ilmeu. A lesão de segundo grau é causada pelo sol e, em 85% dos casos, por acidentes domésticos, sobretudo os que ocorrem na cozinha. Comidas e líquidos quentes são algumas das ameaças à pele. O médico ensina que as mães também devem ficar atentas ao preparo do banho dos bebês. A água quente na bacia pode provocar queimaduras.

O uso de produtos químicos sobre a pele, sem orientação médica e sob ação dos raios solares, pode ser ainda mais grave, provocando a queimadura de terceiro grau. A lesão é profunda e séria. Segundo o Dr. Ilmeu, neste caso, todas as camadas da pele são destruídas. “A queimadura é seca e não há regeneração. Suas vítimas precisam ser submetidas à cirurgia para a retirada das partes necrosadas e a realização de um enxerto”, explica o médico. Queimaduras de segundo grau sem o cuidado adequado também podem evoluir para a lesão de terceiro grau.

1PROTETORES-SOLARES - MAIOR
FATOR  DE  PROTEÇÃO

1protecao_solar - MENOR

O médico alerta que o bronzeador nunca deve ser usado, mas apenas os protetores e bloqueadores solares. Mesmo adotando o protetor, é preciso observar o período de exposição ao sol, preferindo os horários com raios mais amenos, registrados antes das 10h e após às 16h. “Sem proteção, ninguém consegue ficar sob o sol. Em uma ou duas horas, a pele já começa a arder. O ideal é que a pessoa que acaba de chegar à praia ou que não está acostumada com o sol utilize o protetor de fator 15 ou 20. Depois que a pele se acostumar, pode ser usado o fator 8 ou 10. As pessoas de pele clara, mais sujeitas ao desenvolvimento do câncer de pele, devem usar um fator de proteção a partir de 30”, orienta. O médico explica que os raios ultravioleta são fortes e penetrantes. Sua ação pode provocar alterações na célula levando ao câncer de pele.

 

1cuidados_de_verao566

MAIS  CUIDADOS  

Para pessoas que se descuidaram e já estão com a pele avermelhada e ardendo, o médico dá algumas dicas. “A pessoa deve tomar um banho frio com duração de dez a 15 minutos, utilizando sabonete neutro. Também deve ser usado um hidratante sem álcool. Os produtos com álcool podem irritar a pele. Se a pessoa sente dor, o melhor é evitar o sol durante dois ou mais dias”, recomenda. O Dr. Ilmeu lembra que a radiação existe mesmo quando a pessoa está debaixo do guarda-sol. Neste caso, no entanto, não há lesão. “A maior parte das pessoas não chega à praia ou ao clube antes das 10h, o melhor horário para a exposição ao sol. Por isso, é indispensável usar o protetor, chapéu e ficar debaixo da sombrinha”, alerta.

Insolação

Se a pele já apresenta bolhas, uma das características da queimadura de segundo grau, a pessoa deve tomar um banho frio, usar sabonete neutro e buscar assistência médica. Se a queimadura não é muito extensa e profunda, o caso é mais simples. Entretanto, áreas com lesão muito extensa podem levar a algum tipo de agravamento. Nunca se deve colocar produtos caseiros ou pomadas sobre a queimadura. Quando a pessoa apresenta lesão na pele e desidratação, o caso é chamado de insolação.

Crianças

O verão exige cuidados redobrados com as crianças. Na praia ou em clubes, as crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60. “As crianças devem ser bem hidratadas e nunca deixadas sob o sol após às 10h. Nos indivíduos menores, a insolação pode ocorrer de forma rápida e a queimadura de áreas extensas traz risco de vida”, chama a atenção o médico. No verão, pais e mães devem observar a criança com cuidado, garantindo que ela tome líquido enquanto estiver exposta ao sol.

 

56566
Maquiagem com protetor solar é eficaz para luz artificial?
Marcas boas oferecem protetores solares eficazes.

Pintas podem se transformar em câncer de pele?
Pintas na pele devem ser avaliadas por um médico. Para as pessoas que têm histórico de câncer de pele na família, há mais chances de desenvolver a doença.

Como cuidar de pele oleosa?
Os filtros solares mais indicados para peles oleosas são em forma de gel.

Quem já teve câncer pode ter novamente?
Quem já teve câncer de pele tem mais chances de ter novos tipos de câncer de pele.

Filtros solares com fator de proteção superior a 30 têm realmente uma eficácia muito superior?
O porcentual de proteção de filtros solares com fatores de proteção acima de 30 aumenta pouco. Os com fatores de proteção 60 são indicados para as pessoas de pele mais clara e para os que têm mais predisposição a doenças de pele.

Qual o cuidado com a pele que está descascando?
É necessário proteger essa pele do sol e hidratá-la.

Existe alguma receita caseira para se proteger?
Receitas caseiras levam a mais riscos do que a proteção. Não há como saber o fator de proteção dessas receitas. Se não for possível comprar um protetor solar, é necessário evitar a exposição ao sol e usar roupas que protejam a pele do sol.

O que eu devo levar em conta na hora de comprar um protetor solar?
É bom comprar um com fator de proteção no mínimo 30 e verificar se o produto tem o selo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: especialista Luis Antônio Torezan — Sociedade Brasileira de Dermatologia

1pele_negra

Beleza negra: como cuidar da sua pele no Verão

1PELENEGRA-H E MULHER

A beleza negra tem um toque especial e, exatamente por isso, merece cuidados específicos. Veja aqui algumas dicas da dermatologista Katleen Conceição, especialista em peles morena e negra, para deixar sua pele mais linda do que nunca! Confira:

a. Por causa da maior concentração de melanina, as peles morena e negra têm mais tendência a sofrer com manchas. Para evitá-las, é necessário o uso de filtro solar livre de óleo. “Para o dia a dia, o fator indicado é 15. Para a praia, no mínimo, fator 30 para qualquer tom de pele”, aconselha a dermatologista.

b. As peles morena e negra têm mais propensão ao ressecamento. Por isso, hidratá-la sempre é imprescindível. Sabonetes hidratantes e cremes pós-banho são ótimas opções para acabar com o problema.

c. O sabonete que você usa pode interferir diretamente na saúde da sua pele: por não serem tão agressivos, os produtos líquidos e de PH neutro são os mais adequado.

(http://dermatologiapelenegra.blogspot.com.br/)

PRAIA-BRASILEIRA

DEPOIS DA PRAIA

 

A exposição prolongada ao sol não causa apenas o surgimento de manchas, bolhas e queimaduras. Algumas doenças de pele, como micose e frieiras, também são mais frequentes no verão. Isso porque elas são causadas por fungos, que procuram locais quentes e úmidos para se desenvolver (veja quadro ao lado).

Tão perigoso quanto não proteger a pele dos raios do sol, é recorrer a fórmulas caseiras de bronzeamento, para garantir um corpo dourado. Uma delas é a de óleo de folhas de figo. A exemplo do limão e do caju, o figo possui uma substância, o psoraleno, que pode causar queimaduras de primeiro e segundo graus (que atingem, respectivamente a epiderme e a derme). “O óleo de folha de figo produz um bronzeamento rápido e barato, mas perigoso. Você não precisa ficar muitas horas na praia para adquirir um bronzeado perfeito. Mas, em compensação, os efeitos são extremamente nocivos”, alerta Luiz Macieira, chefe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital do Andaraí, no RJ.

O risco do bronzeamento fácil só não é maior porque a Anvisa proibiu, em novembro do ano passado, o uso de equipamentos de bronzeamento artificial em clínicas de estética. Segundo estimativas, uma sessão de 45 minutos equivale a uma exposição à radiação ultravioleta por oito horas, sob um sol muito forte. “A medicina não recomenda bronzeamento artificial em câmaras de radiação ultravioleta. A exceção é o tratamento terapêutico de doenças de pele, como psoríase e vitiligo”, diz Daxbacher.
Verao Estacao Mais Esperada Do Ano 5
Chás, sucos ou refrigerantes? Ainda não inventaram nada melhor para matar a sede e hidratar o organismo do que a água. Há estudos que afirmam: uma pessoa pode ficar até 40 dias sem comer, mas sobrevive apenas 72 horas sem ingerir água. “No verão, é importante beber água várias vezes ao dia, mesmo se você não estiver com vontade. A sede já é sintoma de que o organismo está ficando desidratado”, alerta a nutróloga Regina Mestre, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Água de coco é outra excelente alternativa de hidratação. Principalmente para quem pratica exercícios físicos”.

Todos os dias, o corpo humano elimina cerca de dois litros de água, através do suor, da urina e da respiração. Para evitar a desidratação, os médicos aconselham que seja consumida a mesma quantidade de água – o equivalente, em média, a oito copos. Deste total, pelo menos um deveria ser tomado em jejum, e outro, ao dormir. “Não há um consenso sobre a quantidade ideal de água ser consumida por dia, porque isso varia de indivíduo para indivíduo.

 

No entanto, ela deve ser proporcional à quantidade eliminada. Acontece que os indivíduos transpiram de maneira diferente. Uns mais. Outros menos”, pondera a endocrinologista Vânia Maria da Costa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Mas… como saber se estamos desidratados? Simples. Basta verificar a cor da urina ou do suor. “A urina tem de estar clara e transparente. Se estiver muito amarela, cheirando mal, ou quente, é sinal de que o indivíduo está desidratado”, avisa o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A cor do suor também serve de parâmetro. Se a transpiração deixar uma mancha amarelada nas camisetas de cor branca, na região próxima das axilas, cuidado: é sinal de que algumas substâncias, como a ureia, estão muito concentradas no organismo.

Já as bebidas isotônicas só devem ser ingeridas por quem pratica mais de 90 minutos de exercício físico por dia. “Elas funcionam como repositores energéticos. Por isso, só são recomendadas para quem perde muito sódio, potássio e magnésio. Caso contrário, o consumo pode sobrecarregar os rins”, ressalva Regina.
(http://www.wallstreetfitness.com.br/fique_por_dentro/artigo/823/verao-estacao-mais-esperada-do-ano/)

1OSCUIDADOSCOMAPELE3
HIDRATAR É PRECISO

1OSCUIDADOSCOMAPELE

A hidratação pode se dar, também, pela ingestão de alimentos. Alguns deles – como alface, tomate e melancia – têm em torno de 90% de água em sua composição (veja o quadro abaixo). “No verão, temos que dar preferência a alimentos leves, frios e nutritivos, como frutas, legumes e verduras, que não demandam muita energia para serem ingeridos”, explica a endocrinologista Vânia Maria da Costa, acrescentando que carnes brancas, como as de peixe e frango, são sempre muito bem-vindas.

Ao contrário de dois pratos tipicamente brasileiros e altamente calóricos: o churrasco e a feijoada. “Na estação mais quente do ano, é preciso consumir menos sal e mais água”, justifica.

Na estação mais quente do ano, é preciso consumir menos sal e mais água

Os refrigerantes também não são muito indicados. E por um motivo simples: “Além de não matarem a sede, ainda retêm líquidos”, resume Regina Mestre. Para quem gosta de saborear uma cervejinha gelada, um aviso: bebidas alcoólicas não hidratam o organismo. Pior: têm efeito diurético. O indivíduo acaba eliminando mais líquido do que ingeriu. E o que dizer dos sucos? “O ideal é que a fruta seja consumida como alimento. Elas são indispensáveis no verão, porque nutrem, hidratam e desintoxicam o organismo. Para matar a sede, no entanto, a melhor opção é a água. Se beber suco de laranja, toda vez que sentir sede, vai engordar mais do que gostaria”, previne a nutróloga.

Na hora de escolher as frutas, dê preferência para as de cor amarela, como o mamão. “Elas possuem uma enzima (papaína) que facilita o processo digestivo, e ainda têm betacaroteno, que protege a pele dos raios solares”, afirma.

1SORVETEMASSANN

MUITO TEMPO NA PRAIA NÃO É RECOMENDÁVEL – PERIGO

 

No afã de permanecerem mais tempo na praia, algumas pessoas trocam o almoço por lanches improvisados. Até aí, tudo bem. O problema é quando a exceção vira regra. Na praia, alimentos de procedência duvidosa, como sanduíches de maionese e espetinhos de camarão, podem causar intoxicação alimentar.

No ranking dos quitutes que mais inspiram cuidados, o camarão ocupa o primeiríssimo lugar. Os sanduíches “naturais” vêm logo atrás. “A bem da verdade, você nunca sabe como esses sanduíches são feitos. Sob o sol forte, eles podem estragar com facilidade”, alerta Vânia. Na dúvida, o melhor a fazer é levar frutas frescas, de casa, para comer na praia.

Ao ar livre, a frequência cardíaca tende a subir de acordo com a temperatura corporal. Assim, a pessoa fica mais cansada
Verao Estacao Mais Esperada Do Ano 6
Verao Estacao Mais Esperada Do Ano 7
“Atletas de verão”: este é o nome dado pelos especialistas para aqueles indivíduos que, depois de um longo e tenebroso inverno de preguiça e sedentarismo, resolvem entrar em forma para a estação, como se isso fosse um passe de mágica. Decididos a exibir uma silhueta invejável em pouquíssimos dias, chegam a correr riscos desnecessários, como fazer uso de suplementos vitamínicos ou exagerar na prática de atividades físicas, sem qualquer orientação especializada.

“É importante fazer atividade física? É lógico que sim! Mas durante o ano todo, e não apenas no verão. Não dá para achar que será possível compensar um ano inteiro de sedentarismo em apenas alguns dias”, alerta o fisiologista Raul Santo de Oliveira. “Antes de fazer qualquer atividade, é preciso passar por uma avaliação médica, física e nutricional”, aconselha.

7654

FUJA DO SOL FORTE

76677

Especialistas aconselham praticar esportes logo pela manhã, ou no finalzinho da tarde, para evitar contratempos na hora da malhação. Nada de arriscar uma corrida leve ou mesmo uma simples caminhada nos horários de maior incidência dos raios solares, como ao meio-dia. É desidratação na certa! “Aqueles que praticam atividade física durante o ano inteiro estão mais aptos a enfrentar as altas temperaturas do que os ‘atletas de verão’. Os sedentários correm mais riscos de sofrer um mal súbito, porque, na maioria das vezes, são obesos e hipertensos”, alerta Raul Santo de Oliveira.

Se beber água é importante, no verão, durante a atividade física, então, nem se fala! Estima-se que, depois de uma hora de exercícios, o corpo elimine cerca de um litro e meio de líquido. Por isso mesmo, é importante que sejam consumidos cerca de 300 ml de água, a cada 20 minutos de exercício. Um brinde, então, ao verão!

(http://www.wallstreetfitness.com.br)

1praias-para-curtir-o-verao

DICAS GERAIS  SOBRE O VERÃO

1protetorsolar - MENOR

• Ingerir frutas e legumes devido à quantidade de vitaminas antioxidantes e de caroteno que protegem a pele do sol
• Consumir tomate, laranja, cenoura, brócolis, espinafre etc. e evitar alimentos condimentados, embutidos e industrializados
• Tomar de 10 a 15 minutos de sol com filtro solar antes de viajar para praia ou férias com sol
• Esfoliar a pele de maneira bem suave uma vez por semana, para que o bronzeamento fique homogêneo
• Usar hidratante com moléculas bem higroscópicas, para que a pele permaneça hidratada. A hidratação permite melhor bronzeamento
• Na praia, usar filtro para o cabelo ou óleos naturais
• Para pessoas com pele oleosa, os produtos sem óleo devem ser preferidos, para se evitar acne
• Usar óculos e chapéu assim como camisetas para proteção da pele
• Secar muito bem os pés e as dobras, para se evitarem as micoses
• Não usar roupas úmidas de outras pessoas, para se não transmitirem micoses
• A depilação não pode ser feita em peles bronzeadas e deve ser feita pelo menos três dias antes de tomar sol
• Evitar ácidos e substâncias que possam descamar a pele sete dias antes de ir à praia
• Usar roupas que protejam do sol
• Evitar o horário entre as 10h e as 16h
• Sempre que possível, procurar uma sombra
• Evitar usar perfume e também manipular frutas como o limão, para não aparecerem manchas
• Repetir o uso do filtro solar a cada 2 ou 3 horas para ficar com um bronzeado bonito e duradouro
• Evitar bronzeadores caseiros e também receitas naturais, pois as plantas e frutas podem queimar a pele
• Na praia, ingerir comida leve e com pouco sal
• Os óculos de sol com proteção ultravioleta (UV) são indispensáveis e devem ser lavados todos os dias com soro fisiológico, que, para proteger os olhos, é mais indicado que o colírio
• Não se deitar diretamente na areia

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

54234 -  GRANDE

BELEZA NO VERÃO: CABELOS, ROSTO E CORPO

VERAAOO7667

CABELOS
1. Madeixas protegidas
Inclua um filtro solar para o cabelo em sua sacola de praia. “A ação dos raios ultravioleta danifica a cutícula e enfraquece o fio”, afirma a dermatologista Mônica Fiszbaum. “E não se esqueça de reaplicar o produto sempre que mergulhar no mar ou na piscina”, afirma.

EXPERIMENTE: Protetor Solar Screen FPS 10, Redken, R$ 100. Para ser usado no cabelo seco ou úmido; Creme Protetor UV, Natura Plant, R$ 21,20. Fórmula hidratante

2. Hidratação caprichada
“Em vez do condicionador, use uma máscara de tratamento”, recomenda o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do Studio W. E enxague bem o cabelo, ou os resíduos do produto, somados à ação do sol, podem causar danos.

EXPERIMENTE: Máscara Jasmine 2 Minutes Intense Conditioner, Bain de Terre, R$ 70. Para fios secos e danificados pelo sol; Creme de tratamento SOS Reconstrução Estrutural, Seda, R$ 5,90. Dispensa o uso de touca térmica

3. Lavagem eficaz
Use semanalmente xampus de limpeza profunda. “Eles retiram o cloro, o sal da água do mar e o resto de produtos como filtro solar e leave in”, diz o cabeleireiro Evandro Angelo, do salão C.Kamura.

EXPERIMENTE: Shampoo Pós-Sol, Matrix Biolage, R$ 42; Shampoo Pós-Sol Color Extend Sun, Redken, R$ 52,50. Prometem não modificar a cor dos fios

4. Preso charmoso
Na praia ou fora dela, experimente fazer tranças de raiz ou um rabo de cavalo alto e trançado. Outra opção é dividir os fios ao meio, torcer duas mechas frontais e prendê-las na parte de trás da cabeça. Use elásticos encapados e não muito apertados para evitar a quebra dos fios.

5. Escova amiga

Para desembaraçar os fios molhados, opte por pentes com dentes largos e pontas arredondadas ou por escovas macias, com bolinhas na ponta das cerdas. “Penteie sempre das pontas em direção à raiz”, recomenda Evandro Angelo.

EXPERIMENTE: Pente Plástico CO-6808, ProArt, R$ 3. Com dentes largos; Escova Ricca Colors Midi Rubber Redonda, R$ 6,50. Tem formato míni

6. Textura praiana
A tendência é deixar os fios naturalmente frisados, como se os houvesse molhado no mar. Para reproduzir o visual fora da praia, aplique produtos finalizadores no cabelo úmido, faça tranças e solte-as quando os fios estiverem secos, ensina Evandro Angelo.

EXPERIMENTE: Spray Surf Style Spray, K.Pro, R$ 38. Sua infusão salinizada imita o efeito da água do mar; Catwalk Your Highness Tickening Gel Crème, R$ 73,10. Com filtro UV

7. Frizz sob controle
Para domar o arrepiado e o volume que insistem em aparecer no verão, adote um leave in específico para seu tipo de cabelo. “Produtos sem enxágue tratam e também dão peso aos fios”, afirma Rodrigo Cintra, do Studio W.

EXPERIMENTE: Leave in Acqua Seal, Kérastase, R$ 100. À prova de água; Leite para Pentear Elsève Solar, L’Oréal Paris, R$ 9,50. Fluido disciplinante

8. Coloração em dia
Fios tingidos ficam mais sensibilizados e desbotados com a exposição solar. Monte um kit com xampu, condicionador e máscara indicados para cabelos coloridos. Usar chapéu também ajuda a preservar a cor e a evitar manchas, diz o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do Studio W.

EXPERIMENTE: Linha Dove Cor Duradoura. Com xampu, R$ 7,70, condicionador, R$ 9,20, creme para pentear com filtro UV, R$ 8, e máscara nutritiva, R$ 11,25; Linha Pantene Pro-V Cor Radiante. Tratamento com xampu, R$ 6, condicionador, R$ 6,60, e máscara intensiva, R$ 11,95

1dicaspele-fresca-no-verão

ROSTO

Produtos para deixar a pele linda e truques para se maquiar sem exagero

9. Filtro potente
Especialistas indicam que o filtro solar tenha FPS 30, no mínimo, e seja próprio para o rosto. “A região da face e do colo tem mais glândulas sebáceas do que o resto do corpo, por isso é bom usar um protetor específico e livre de óleo”, diz a dermatologista Mônica Fiszbaum.

EXPERIMENTE: Filtro Solar Super Fluid UV Defense SPF 50+, Kiehl’s, R$ 115. Não obstrui os poros e é resistente à água. Filtro Solar Episol Sec FPS 30, Mantecorp, R$ 59,90. Efeito antibrilho

10. Boca hidratada
Balm com FPS é fundamental. Aposte em tons de cereja, diz o maquiador Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Balm Tinted Lip Conditioner SPF 15, M.A.C, R$ 71. Lip Balm SPF 15 Hue 58B, Kiehl’s

11. Spray refrescante
Água termal refresca a pele e, segundo Mônica Fiszbaum, tem propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Na praia, borrife no rosto, espere secar e reaplique o filtro. No dia a dia, aplique sobre a maquiagem, para deixar a pele com um aspecto fresco.

EXPERIMENTE: Água Termal, Vichy, R$ 47,90

12. Make suave
Não quer abrir mão da maquiagem na praia? Use uma máscara à prova de água e um toque bem leve de blush rosado, sugere Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Máscara Define-A-Lash Volume, Maybelline, R$ 31,90. Palette Pop’ N’ cheeks Rose Première, Lancôme, R$ 217

13. Cor da estação
Invista em tons de coral nas unhas e nos lábios durante o verão. A dica do maquiador Lu Ramos é procurar produtos nos quais a cor puxe mais para o pink. “Os muito alaranjados podem deixar a pele bronzeada monocromática”, alerta.

1OSCUIDADOSCOMAPELEH

EXPERIMENTE: Batom Rouge Interdit Blooming Apricot, Givenchy, R$ 96. Esmalte Orange Psyché’délique, Dior, R$ 74

14. Pele luminosa
Um rosto sem brilho destoa do corpo bronzeado, portanto passe iluminador nas têmporas, no osso do nariz, no canto interno dos olhos e sobre o “V” do centro da boca, diz Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Iluminador Perolado Acetinado, contém 1g, R$ 26. Pigmento Loose Pearl Eyeshadow, Nyx, R$ 29

15. Três em um
Fora da praia, use um hidratante colorido e com proteção solar para obter uma cobertura leve, diz Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Filtro Solar FPS 40 Fluid Tonalizante, ADCOS, R$ 62. Loção colorida com efeito mate. Eucerin Creme Tinted FPS 60, R$ 53,48. Tonalizante, pode substituir a base

16. Brilho camuflado
Para controlar a oleosidade que aparece na zona T do rosto, aplique um primer (produto que prepara a superfície da pele) antes da maquiagem. “Ele minimiza a aparência dos poros e das linhas e tira o brilho”, diz Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Primer Perfect Matt, Kryolan, R$ 220. Incolor e à base de silicone. Avon Magix Base Cashmere FPS 10, R$ 40. Mistura a tecnologia do primer com cor

17. Bronze acentuado
Use o pó bronzeador como um blush. “Não aplique o produto no rosto todo”, diz Lu Ramos. “Ele deve ser concentrado nas laterais da testa, nas têmporas e no osso da mandíbula de forma discreta, para deixar o bronzeado mais bonito e sem ficar alaranjado.”

EXPERIMENTE: Pó Bronzeador e Iluminador Soleil Tan de Chanel, R$ 200. Pó Bronzeador Terracotta 4 Seasons, Guerlain, R$ 315

18. Pó Protetor
Fora da praia, a dica da dermatologista Mônica Fiszbaum é carregar um pó compacto com FPS para retocar a proteção. “Aplique o filtro pela manhã e faça a manutenção com o pó”, diz.

EXPERIMENTE: Pó Compacto Tonalizante FPS 30, ADCOS, R$ 86. Sun Protection Compact Foundation FPS 35, Shiseido, R$ 208
19. Azul discreto
A cor dá graça ao make dos olhos. “Passar lápis azul na raiz dos cílios inferiores ou aplicar máscara colorida nos cílios faz a diferença em uma produção mais básica”, diz Lu Ramos.

EXPERIMENTE: Máscara Rainbow, contém 1g, R$ 29; Lápis Revlon ColorStay Eyeliner Navy, R$ 43,20

 

54765

CORPO

1CORPObenefícios-sol

Prepare um arsenal para suportar a maratona de sol

20. Protetor ideal
Independentemente do tipo de sua pele, invista em um filtro solar com fator 30, no mínimo. “Quem tem pele bem clara deve usar bloqueadores com fatores mais altos”, recomenda a dermatologista Mônica Fiszbaum. Loções de absorção rápida ou em gel são indicadas para pele oleosa. As mais consistentes e hidratantes, para as secas. E, ao aplicar, não economize na quantidade. Por segurança, passe o filtro meia hora antes de se expor ao sol, mesmo que ele prometa proteção imediata.

EXPERIMENTE: Filtro Solar Australian Gold SPF 30, R$ 64,90. Cremoso. Protetor Solar Aerosol FPS 25, Racco Sport, R$ 49,90. Resistente. Spray transparente: Solar Expertise FPS 30, L’Oréal Paris, R$ 25. Fluido

21. Corpo iluminado
Loções com partículas de brilho realçam o bronzeado e deixam a pele com um aspecto fresco. “Elas funcionam como uma maquiagem e são interessantes também para quem não toma muito sol”, diz Lu Ramos. “Só não vale exagerar e ficar dourada.”

EXPERIMENTE: Golden Plus Iluminador Corporal, O Boticário, R$ 21,90. Loção Maximizadora de Bronzeado, Avon Sun, R$ 16

22. Alívio pós-sol
A pele ficou queimada? “Procure géis com ingredientes calmantes, como azuleno e Aloe vera, e aplique-os após o banho”, recomenda Mônica Fiszbaum. “Compressas frias de chá também funcionam.”

EXPERIMENTE: Gel Hidratante Pós-Sol, Sundown, R$ 20,29. Gel Pós Sol, Cenoura e Bronze, R$ 13

23. bronzeado duradouro

Para manter a cor por mais tempo, hidrate o corpo. “Os cremes impedem a pele de descamar precocemente”, diz Mônica Fiszbaum. Ela ainda indica os clássicos “cold creams”, fórmulas super-hidratantes elaboradas com óleos de qualidade.

EXPERIMENTE: Cold Cream Naturel, La Roche-Posay, R$ 35,90. Cold Cream Emulsão Corporal, Avène, R$ 154,44

24. unhas bem cuidadas
Lixe-as, empurre as cutículas com uma espátula e hidrate-as antes de viajar, diz Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esmalte, só no dia seguinte. Além disso, hidrate os pés com cremes potentes à noite.

EXPERIMENTE: Hidratante Refrescante para os Pés Uva Verde e Água de Coco, Natura Tododia, R$ 12,90. Com manteiga de carité; Creme Hidratante para Mãos e Unhas, Avon Care, R$ 9. Com glicerina

25. Fragrância light

Inclua no nécessaire colônias e perfumes leves com notas cítricas e refrescantes. E lembre-se de que perfume e sol não combinam – juntos, podem resultar em manchas.

EXPERIMENTE: Águas de Viver Refrescante, Natura Águas, R$ 48,50. Acqua Frescor das Folhas Desodorante Colônia, O Boticário, R$ 42,90. Água de colônia Eau des Minimes, L’Occitane, R$ 79. Cédrat, Roger & Gallet, R$ 95

http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI198803-17104-2,00-BELEZA+DE+VERAO.html

1VERAAOO

10   OPÇÕES REFRESCANTES PARA ALIVIAR O CALOR

1fisiculturista-bebendo-leite

Nutritivas e leves, elas hidratam e matam a sede sem pesar na balança

 

Com os termômetros elevados e com a exposição ao calor, nosso corpo precisa de muito líquido para manter-se hidratado e saudável, por isso, ingerir água, sucos e outras bebidas é essencial: “Hidratar o organismo é fundamental. Bebidas leves e bem geladinhas mandam o calor embora e deixam seu corpo saudável”, explica a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. Confira 10 sugestões para se refrescar no calor.

1- Chá Refrescante de Verão: a receita é de Hanny Guimarães, autora do blog “Rota do Chá”. Ela conta que as ervas cítricas são mais refrescantes por causa do azedinho que fica na boca. E esse efeito cresce, se elas forem consumidas com chá gelado. Ingredientes: 500 ml de água; suco de um limão; 2 saquinhos de chá de hortelã ou menta; 2 saquinhos de chá de erva doce; açúcar, adoçante ou mel a gosto. Modo de preparo: aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo.

2- Suco de uva energético: Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. Ingredientes: 25 ml de suco de uva concentrado, 25 g de beterraba crua, 100 ml de suco de guaraná light , adoçante a gosto, gelo. Modo de Preparo: Separe o gelo e bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Coe, adicione o gelo e sirva. Receita de Claudia Cepukas.

3- Vitamina de ameixa e coco: “O leite já possui grande quantidade de água e, aliado à fruta, este volume fica ainda maior”, explica a nutricionista da Consultoria RG Nutri, Cibele Crispim. Calorias: 240 calorias. Ingredientes: 1,5 copo de leite desnatado, 1 pote de iogurte de coco, 2 ameixas secas sem caroço, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, Adoçante a gosto. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea e sirva.

4–Picolé de manga diet- ingredientes: 2 potes de iogurte natural desnatado, 1 xíc. (chá) de polpa de manga madura picada, 2 col. (sopa) de adoçante em pó, 2 col. (chá) de essência de baunilha. Modo de Preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, despeje o sorvete numa tigela metálica e cubra com filme plástico, deixe no freezer até firmar. Bata na batedeira rapidamente e coloque o sorvete em forminhas de picolés ou de gelo. Receita cedida por Top therm .

5- Coquetel sem álcool Jurassic park: ingredientes: 1 dose (50 ml) de suco de limão, 2 doses (100 ml) de suco de abacaxi, 1 dose (50 ml) de xarope de kiwi, Gelo. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes na coqueteleira. Coloque em uma taça, decore (com abacaxi, guarda-chuvinha) e sirva. Receita cedida pelo site Rudge SBC.

6- Água de coco com frutas: Ingredientes: 300 mL de água de coco, 3 fatias de abacaxi, 1/2 unidade de mamão papaya, adoçante a gosto. Modo de Preparo: no liquidificador, bata a água de coco, o abacaxi e o mamão papaya. Sirva em seguida com o adoçante.

7- Shake de abacaxi light: Ingredientes: 150g de coalhada ou iogurte natural light gelado (desnatado) (equivale a um potinho pequeno), 1 fatia média de abacaxi em pedaços (fruta natural), 2 colheres de sopa de semente de linhaça,1 colher de sopa de granola. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e, se preferir, coe a bebida antes de tomar. Os shakes, além de nutritivos, são uma excelente opção para se refrescar no verão e manter a dieta, porém, deve-se prestar atenção em alguns aspectos: “Ao substituir as refeições principais por shakes, você até consegue emagrecer, mas, às custas de altas privações calóricas e também de preferências alimentares individuais”, aponta Roberta Stella, nutricionista especialista do MinhaVida.

8- Sorvete de abacaxi com hortelã : Ingredientes: 2 xícaras (chá) de abacaxi picado, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 lata de creme de leite light, 2 colheres (sopa) de hortelã picada. Modo de preparo: Bata o abacaxi, o creme de leite e o açúcar no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Misture a hortelã picada e leve ao freezer até endurecer. Retire do freezer e bata até que fique cremoso. Retorne para gelar por, no mínimo, 12 horas. Rendimento: 6 porções. RG Nutri, Daniele Botture.

9- Frozen de iogurte e abacax i: Ingredientes: ½ litro de suco de abacaxi, 1 envelope de gelatina sem sabor incolor, 2 xícaras (chá) de iogurte desnatado . Adoçante em pó a gosto, Tiras de abacaxi para enfeitar. Modo de preparo: Coloque em uma tigela suco de abacaxi, gelatina dissolvida em água conforme a embalagem, iogurte, adoçante e bata com um batedor manual, até a mistura ficar homogênea. Cubra a tigela com um filme plástico e leve ao congelador por 2 horas. Retire, bata a mistura na batedeira por 5 minutos e volte ao congelador por mais 2 horas. Retire, misture com uma colher e distribua em taças. Decore com tiras abacaxi. Receita cedida pelo site Rudge SBC.

10- Virgem Mojito (sem álcool): Ingredientes: ½ limão; adoçante a gosto; 8 folhas de hortelã; água gaseificada. Modo de preparo: coloque em um copo “long drink” o limão, a hortelã e o açúcar. Macere até extrair o caldo do limão. Acrescente o gelo e coloque a água gaseificada até completar o copo, depois é só mexer com uma colher. Receita cedida por BaresSP Bartenders.

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/10853-10-opcoes-refrescantes-para-aliviar-o-calor-do-verao.htm?ordem=10

 

1VERÃO-765465

ALGUNS TIPOS DE FLORES CULTIVADAS NO VERÃO: TROPICAIS

O Brasil, por ser um país de clima tropical, é favorável ao plantio de muitas espécies ao longo de todo ano. Porém, estas possuem características próprias que devem ser respeitadas. Por isso, inicie o cultivo das Plantas do seu jardim respeitando a estação certa para o plantio de cada uma delas.

Veja quais os Tipos de Flores Plantadas no Verão:

1CalendulaMandarinTwist-500x500

A. Calêndula ou malmequer amarelo: originária das Ilhas Canárias e zona do Mediterrâneo, a calêndula possui folhas de cor verde-clara e com forte cheiro. Possui um ciclo de poucos meses. Suas pétalas são comestíveis e a toda a planta é considerada medicinal.

1CRAVOOO

B. Cravo: é uma planta de curta duração e que possui flores com cinco pétalas, nas mais variadas cores. Para semeá-lo é preciso usar boa terra para a sementeira, cobrindo as sementes com uma fina camada. Também é preciso manter a terra úmida até germinarem, diminuindo depois as regas.

1GIRASSOL
C. Girassol: é uma planta da América do Norte, de ciclo curto e cultivada como ornamental e como produção de óleo comestível. É preciso semear o girassol todos os anos. A semeadura deverá ser feita em canteiros, pois o girassol não tolera bem o transplante. Necessita de muito sol, solos profundos e férteis.

1lagrima-de-cristoN

D. Lágrima de Cristo: é uma trepadeira que cresce mais rápido nas estações quentes. Quando colocadas em treliças de apoio, ela deixa o ambiente bonito e ainda mais especial.

 

1sempre-vivaNN
E. Sempre viva: é uma planta nativa da Austrália, que foi introduzida na Europa em 1799. Possui flores cujo caule pode atingir 38 centímetros de altura. É possível encontrar sempre viva em diversas cores, pois ela tem bom poder de germinação. Para plantá-las é necessário fazer buracos de um centímetro separados por um espaço de 15 a 23 centímetros. Embora não tenha muita exigência quanto ao tipo de solo, ela é uma planta que precisa muito de luz. A sementeira deve ocorrer em fevereiro, março e abril.

Depois de plantar o cuidado com a planta deve ser mantido. Nessa época quente do verão, as plantas devem ser regadas mais de uma vez ao dia, sempre pela manhã e ao final da tarde. Assim, ela irá se desenvolver e deixar seu jardim ainda mais bonito.

 

5654

O CALOR: COMO COMBATÊ-LO

frutas6656

Quando os dias ficam muito quentes devido ao verão o número de mortes aumenta principalmente entre as crianças e os idosos devido a desidratação. Mas além disso, aumenta-se o número de infarto e de crises de enxaqueca. Por isso, neste verão, saiba como combater o calor e melhorar sua qualidade de vida:

* Use roupas leves, de cores claras, nunca preto;

* Beba muitos líquidos, evitando o álcool e a cafeína. Água natural e sucos de frutas são as melhores opções;

* Evite refeições picantes e indigestas, preferindo saladas e massas que são mais facilmente digeridas;

* Tenha o ar condicionado ligado ou um ventilador por perto sempre que possível e

* Deixe as portas e janelas abertas para que haja uma renovação do ar.

* Fique longe do sol, principalmente entre o meio dia e as 4 hs da tarde e mesmo assim use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol;

* Faça atividade física no início da manhã, ou ao fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena;

O calor em excesso aumenta ainda o risco de doenças respiratórias, por causa das diferenças de temperatura (escritório/rua) e o mau uso do ar condicionado. Este deve ter seus filtros limpo pelo menos uma vez ao ano, e devem estar graduados numa temperatura entre 23 e 25ºC.

O risco de infarto aumenta pois com o calor, a pressão sanguínea sobe, o colesterol fica mais elevado e ao fazer qualquer esforço físico, exige-se muito do coração, favorecendo o ataque cardíaco. Indivíduos com problemas no coração devem descansar num local fresco sempre que possível e beber muita água.

Alimentos ricos em água, como as frutas e os legumes ajudam a hidratar o corpo e não engordam. Alguns exemplos são melancia, laranja, melão, uva, abóbora, curgete e chuchu. Estes alimentos são leves e devem fazer parte da dieta no verão, especialmente na  dos bebês, crianças pequenas e idosos, que sofrem mais com o calor.

Tomar vários duchas durante o dia também ajuda a espantar o calor. Mas neste caso, deixar somente a água correr pelo corpo é o mais indicado, pois o uso excessivo de sabonete pode levar ao ressecamento da pele.

http://www.tuasaude.com

VERAOO640X389

COMO SE PROTEGER DO CALOR:  DICAS

 

O calor em excesso pode ser prejudicial a saúde pois pode gerar problemas causando desidratação; golpes de calor; cãibras e ao agravamento de doenças crônicas. Os mais propensos são bebês, crianças, obesos e idosos, mas todos podem  se proteger do calor.

 

PROTEJA-SE!

 

Evite sanduíches feitos com maionese, frituras e comidas gordurosas;

Tome vários banhos por dia com água fresca, sem sabonete para evitar que a pele fique ressecada;

Deixe as janelas abertas durante a noite para que haja corrente de ar;

Evite permanecer no carro ou no ônibus exposto ao sol;

Sempre que possível viaje à noite;

Evite a exposição solar  das 11  às  17 horas;

Evite ir à praia em dias de muito calor;

Use diariamente um protetor solar com FPS 30 ou superior, inclusive nos cabelos;

Use chapéu de abas largas e óculos de sol sempre que sair à rua;

Use roupas leves feitas de algodão;

Beba no mínimo 2 litros de água por dia e bebidas isotônicas como Gatorade para repor os sais minerais perdidos no suor;

Evite refrigerante, bebidas com açúcar e bebidas alcólicas pois elas desidratam;

Evite fazer esforços e descanse à sombra;

Faça refeições leves e pouco condimentadas;

Para evitar o ar seco, deixe 1 balde cheio de água em cada cômodo da casa.

1praia_criancasss

PROTEJA O BEBÊ DO CALOR: DICAS

 

Ofereça bastante água ao bebê, se ele ainda mamar, ofereça a mama várias vezes ao dia;

Vista-o com roupas leves feitas de algodão;

Dê alimentos de fácil digestão e bastante frutas;

Evite que o ar condicionado ou o ventilador fique diretamente voltado para o bebê, especialmente se ele estiver dormindo;

Evite sair com a criança à rua;

Mantenha o bebê na sombra;

Passe protetor solar infantil e coloque um chapéu de abas largas e óculos de sol para bebês sempre que sair à rua;

Não deixe o bebê exposto ao sol a qualquer hora do dia.

1PROBLEMASCOMOCALOR

PROBLEMAS COM O CALOR: SINTOMAS

 

Febre;

Pele vermelha, sem suor;

Pulso rápido;

Dor de cabeça;

Respiração ofegante;

Tontura;

Confusão mental;

Cãibras.

Chame uma ambulância ligando para o número 192 pois ele pode estar sofrendo de um golpe de calor e corre risco de vida.

http://www.tuasaude.com

 

1tatuagem-pomba-tinta-brancaVERAO

CUIDADOS COM AS  TATUAGENS  NO VERÃO

O verão é sinônimo de calor, ar livre, praia, piscina, descanso e férias. Um período muito convidativo para que as pessoas fiquem expostas com roupas mais curtas, tanto para diminuir o calor como também para aproveitar melhor o sol da estação mais quente do ano.

No entanto, essa exposição maior deve ser feita de forma cuidadosa, afinal, tomar sol em excesso e sem proteção é a maior causa de envelhecimento precoce e de câncer de pele, o tipo mais incidente de câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Saiba um pouco sobre o câncer de pele e alguns fatores já conhecidos que aumentam os riscos:

1TATUAGENScorpo-negros

Compleição: O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, cabelos e olhos claros.

Genética: Ter um histórico familiar de melanoma (um problema nas células que produzem pigmento da pele) aumenta o risco de ocorrência desse câncer.

Idade: O câncer de pele é mais comum após os 40 anos.

Exposição solar e queimadura do sol: A maior parte dos cânceres de pele ocorrem em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa de todos os cânceres de pele.

Fique atento! Apesar destes fatores acima serem os mais conhecidos, o câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, tanto em pessoas de pele, cabelos e olhos escuros, como em pessoas mais novas e saudáveis!

Por isso se investe, cada vez mais, em campanhas e divulgação de informações com foco em conscientizar a população da necessidade de proteção por meio do uso de chapéus e outros acessórios que diminuam a incidência direta dos raios solares, da divulgação dos melhores horários para se tomar sol e, principalmente, com a reiteração da importância do uso de filtro solar. Este deve ser adotado como hábito cotidiano, já que, mesmo em dias nublados, de 40 a 60% dos raios nocivos conseguem atravessar as nuvens.

1tatoonoVERAO

O SOL E AS TATUAGENS

Para pessoas com tatuagem, além de todo o cuidado relativo a saúde, a proteção solar adequada significa uma maior duração do brilho das tatuagens. O sol pode ser considerado um verdadeiro inimigo dos desenhos, pois faz com que estes percam o brilho, desbotando mais rapidamente e antecipando a volta ao estúdio para retoques.

Uma explicação exata do efeito do sol nas tatuagens é a dada pela doutora Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Durante a exposição ao sol o corpo produz melanina, que é um pigmento natural que ‘compete’, digamos assim, com a cor da tatuagem e com a radiação e não tem jeito: os componentes da tinta depositada na pele podem escurecer ou amarelar”.

O tatuador Fabio Satori complementa dizendo que “O sol tem o mesmo poder de quebrar os pigmentos da tatuagem na pele, assim como o raio laser. A diferença é que o laser é um raio concentrado em um único ponto, por isso a remoção de tatuagens com o laser é mais rápido. Porém, em longo prazo, os raios de sol exercem praticamente a mesma função. Por isso que quem toma mais sol, como surfistas, por exemplo, tem as tatuagens mais desbotadas do que as tatuagens de quem não costuma tomar tanto sol”. Segundo ele, os filtros usados durante a exposição ao sol devem ter fator de proteção maior que 30, enquanto o fator 15 basta para o dia a dia.

1tatoonoverao2

HIDRATAÇÃO

 

Mas não é só o filtro solar que vai garantir uma tatuagem mais bonita por mais tempo. Outro aliado dessa busca é o hidratante para a tatuagem. Isso porque a hidratação garante a retenção de água na superfície da pele, o que faz com que ela se mantenha elástica e brilhante por mais tempo. E é essa pele saudável que vai carregar a tatuagem e garantir um melhor aspecto a ela.  É importante salientar que o uso de hidratante não dispensa o uso do filtro solar, pois cada um desses produtos apresenta uma eficácia especifica. Já existem, no mercado, hidratantes com proteção solar, mas não é consenso entre os dermatologistas que esse produtos consigam atender às duas demandas de forma completa (a hidratação e a proteção solar).

1tatto-verao

PARA QUEM VAI FAZER TATUAGEM NO VERÃO

Cuidados ainda maiores são exigidos de quem resolve se tatuar nessa época do ano. Os corpos expostos podem aumentar a vontade de se ter um desenho à mostra, mas essa estação é a menos recomendada pra se fazer uma nova tatuagem. Para os recém-tatuados, o sol é um inimigo que precisa ser evitado durante todo o primeiro mês após se fazer a arte, e, nesse caso, nem o uso de protetor solar ajuda. O ferimento, que é a tatuagem, precisa de cuidados que garantam sua cicatrização e evitem assim reações alérgicas ou marcas indesejadas.

Para Átila Soares, tatuador do estúdio Led’s, de São Paulo, “O pior inimigo da tatuagem é o sol. Um desenho na pele é fácil de se escurecer. Mas clarear um desenho que foi escurecido pelo sol é uma missão impossível para qualquer tatuador”. Já Luís Berbert, tatuador do estúdio carioca Banzai Tattoo alerta que “durante o processo de cicatrização, não é recomendado expor a tatuagem aos ambientes com bactérias, como areia e mar, ou ao cloro de piscinas”. E, segundo o dr. Renato Rössler, membro da Sociedade Brasileira de Estética Médica (SBEM), “A falta de atenção com a nova tatuagem pode provocar um tipo de reação inflamatória ocasionada pela presença de corpos estranhos que penetram na pele.”

1tatooverao3

OUTROS CUIDADOS COM A SUA TATOO OU COM AS SUAS TATOOS

 

A relação entre as tatuagens, o verão e o sol não precisa ser necessariamente de ódio. Afinal, é nessa estação em que até os menores desenhos ficam mais visíveis, contribuindo para deixar ainda mais bonita a paisagem ensolarada. Tudo é permitido e, com cuidados simples, garante-se que as tatuagens permaneçam bonitas por várias estações.

http://www.tattootatuagem.com.br/cuidados/6260/cuidados-com-a-tatuagem-no-verao/

 

25 CURIOSIDADES SOBRE A ARTE DE TATUAR

As tatuagens são uma das grandes tendências do século XXI, quer como forma de expressão pessoal, quer como obra de arte ou acessório de moda. Embora ainda mantenha uma certa aura de tabu, a popularidade das tatuagens parece querer ultrapassar todos esses preconceitos à velocidade da luz. Sabia que…

1. Na língua inglesa, a palavra “tattoo” é uma das palavras que mais vezes se escreve de forma errada, sendo confundida com “tatoo” ou “tatto”.
2. Existem cerca de 100 cores diferentes no que toca à tinta para tatuagem.
3. O equipamento de tatuagem foi concebido com base no design da campainha de porta moderna.
4. Apenas 16% das pessoas com tatuagens arrependem-se de as terem feito e ostop 3 motivos para esse arrependimento são: “era demasiado novo quando o fez”, “é demasiado permanente, sinto-me marcado para a vida”, “já não gosto da tatuagem”.
5. Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si.
6. As mulheres são quem mais recorre à remoção de tatuagens.
7. 20% das mulheres tatuadas têm uma tatuagem na zona lombar.
8. Os Taitianos acreditavam que tatuar o corpo era uma forma de conter o seu poder sagrado.
9. Lady Randolph Churchill, a mãe de Winston Churchill, tinha uma cobra tatuada no pulso – no final do século XIX e início do século XX as tatuagens eram muito populares junto dos aristocratas (homens e mulheres), que na altura eram os únicos que podiam suportar os elevados custos de fazer uma tatuagem.
10. O homem mais tatuado do mundo (detém o recorde Guinness desde 2006) chama-se Lucky Diamond Rich. Natural da Nova Zelândia, vive na Austrália e tem o corpo completamente coberto por tatuagens, incluindo as pálpebras, a zona entre os dedos dos pés, dentro das orelhas e até as gengivas. Centenas de tatuadores já trabalharam no seu corpo, durante mais de mil horas.
11. Em tempos de guerra, as tatuagens eram muitas vezes utilizadas para transmitir mensagens secretas.
12. Diz-se que, antigamente, utilizava-se urina para conseguir uma mistura mais homogénea das tintas de tatuagem.

 

1tatuagemgfty
13. Quem vive no Ocidente tem 20% mais probabilidade de ter uma tatuagem do que quem vive no Oriente.
14. Os democratas têm mais probabilidade de fazer uma tatuagem do que os republicanos.
15. 76% das pessoas que querem uma tatuagem não a fazem porque não conseguem encontrar o desenho ideal; 10% afirma que não consegue encontrar um tatuador de confiança ou não tem dinheiro para fazer uma tatuagem.
16. Cerca de 32% das pessoas prefere tatuagens monocromáticas em vez de coloridas.
17. Em 1936, a prestigiada revista LIFE publicou que 10 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem.
18. O número de mulheres tatuadas quadruplicou entre 1960 e 1980.
19. Em 1991 foi descoberto, em Schnalstal na Itália, o corpo congelado de um homem com mais de 5 mil anos, que tinha 57 tatuagens.
20. Um estudo de 2002 concluiu que 1 em cada 8 pessoas tinha, pelo menos, uma tatuagem.
21. Em 2003, um estudo da Harris Interactive revelou que 16% dos adultos tinha, pelo menos, uma tatuagem; 31% das pessoas tatuadas são homossexual, lésbica ou bissexual; 34% das pessoas tatuadas sentem-se mais sexy devido aos seustattoos; 29% das pessoas tatuadas sentem-se mais rebeldes devido às suas tatuagens.
22. Um estudo da Pew Research Center revelou que, em 2005, 45 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem; 36% das pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
23. Nesse mesmo ano (2005), o American Academy of Dermatology concluiu que 24% da população americana tinha, pelo menos, uma tatuagem; 17% dessas pessoas já tinha contemplado remover essa tatuagem e 5% já tinham tapado essa tatuagem com outra.
24. Estima-se que, em 2006, 36% da população com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
25. Em 2009, estima-se que 1 em cada 3 americanos tem, pelo menos, uma tatuagem

(http://tatuagem.com/artigos/25-curiosidades-sobre-arte-tatuar)

AGUA-BEBA

ÁGUA: QUANTOS COPOS POR DIA?

 

Quantos copos de água devemos tomar diariamente? De acordo com um artigo publicado este mês na revista “Mayo Clinic Women’s HealthSource”, a quantidade pode variar. E temos necessidade de aumentar o consumo quando aumentamos atividade física, em tempo quente e úmido, quando estamos em um ambiente fechado com ar seco e em altas altitudes, além de quando estamos doentes, principalmente com febre, vômito e diarréia.

Os dados mostram que mulheres com uma adequada hidratação consomem 2,7 litros totais de água por dia, sendo 20% relacionado aos alimentos. Isso significa, segundo os autores, que o ideal é o consumo de 2,2 litros, ou nove copos de bebidas por dia. Apesar da água ser o melhor repositor, outros líquidos que não contenham cafeína e álcool podem também ser eficazes.

Então, se por um lado é preciso tomar água para facilitar a filtração pelos rins, por outro, ela não pode ser ingerida em excesso para que a perda de sais minerais não seja grande. Por isso, para repor o líquido perdido diariamente, você pode ingerir água pura, mas não exclusivamente. Tome também refrescos de limão, chás, caldo de carne e leite.

Vale lembrar que quando comemos alimentos sólidos também estamos ingerindo líquidos. Durante as dietas de emagrecimento, quando você diminui a quantidade de alimentos ingeridos e queima gorduras (processo que elimina mais água do que o normal), é preciso tomar mais líquidos para não desidratar.

Finalmente, é bom estar alerta para enganos do tipo: sauna emagrece, quanto mais se transpira na ginástica, mais peso perdemos, etc. Se você, ao sair da sauna ou de uma aula de ginástica, se pesar, constatará que realmente seu peso diminuiu. Só que à custa da perda de água, que, quer você queira ou não, será reposta ao ingerir líquidos ou alimentos sólidos. Até porque, se ela não for reposta, você entra num processo de desidratação, sua pele perde o brilho e os seus cabelos também.

Fonte: Boa Saúde

1sorvete76576

SORVETE NO VERÃO É DIFÍCIL RESISTI-LO:  BENEFÍCIOS

No calor do verão, nada melhor que um sorvete geladinho para refrescar e dar sabor à vida, né? Seja picolé, sorvete de massa, na casquinha, copinho, cestinha, de vários sabores e formas, todos concordam com uma coisa: sorvete é delicioso.

 QUAL É A ORIGEM DO SORVETE

Existem várias teorias sobre o surgimento do sorvete, uma delas é que foi originado nas montanhas da China, há mais de mil anos.

O italiano Marco Pólo trouxe para Veneza as receitas que aprendeu no extremo oriente, depois disso o sorvete alastrou-se pela Europa.

Chegou ao Brasil por volta de 1834, através um navio norte-americano carregado com toneladas de gelo, onde dois comerciantes do Rio de Janeiro compraram e iniciaram a fabricação. Foi uma ótima ideia!

Em um país como o nosso, tropical, com muitas frutas típicas, foi o que bastou para esta delícia ser sucesso em todos os lugares.

O sorvete é feito a partir da mistura de água ou leite, açúcar, gordura, suco de fruta ou aroma de fruta, emulsificante, espessante, entre outros aditivos. Pode ser feito de várias maneiras, tudo depende do tipo de fabricação. É possível acrescentar diversos ingredientes e obter maravilhosos sabores.

 

1sorvete654536

OS BENEFÍCIOS

O sorvete é um alimento nutritivo, fonte de proteína, carboidrato e lipídeo. Em sua composição podemos encontrar também o mineral cálcio, devido a presença do leite. O cálcio é importante na formação e manutenção de ossos e dentes e apresenta demais funções em nosso organismo. Também podemos citar a presença de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e algumas do complexo B.

GORDURA TRANS

Como tudo tem o lado bom e o lado ruim, com o sorvete não poderia ser diferente. Apesar dos benefícios que citamos, o sorvete é rico em gordura, é ela que dá ao sorvete a textura macia.

Dependendo do tipo de fabricação, encontramos a gordura trans (gordura obtida através do processo de hidrogenação). Esta gordura em excesso é prejudicial à saúde, pois além de diminuir o colesterol bom (HDL), aumenta o colesterol ruim (LDL), que colabora com o aumento de doenças cardiovasculares. Por isso, fique atento com a quantidade de gordura trans presente nos sorvetes.

1SORVETEMASSA

OPÇÕES NO MERCADO

Hoje encontramos à nossa disposição várias opções de sorvetes, de diversos sabores, cabe a nós fazer a melhor escolha.

Temos a versão diet, destinada aos diabéticos, que é isenta de açúcar. O que muitas pessoas não sabem é que a quantidade de gordura pode ser ainda maior que na versão normal, por isso aqueles que desejam apenas emagrecer leiam a informação nutricional da embalagem com atenção.

A versão light é uma boa opção para quem deseja eliminar uns quilinhos, pois tem menos calorias, apesar de ser um pouco mais cara.

Para aqueles que desejam emagrecer e que não conseguem deixar de comer um docinho, o sorvete pode ser uma ótima opção, basta fazer a escolha certa. Prefira o picolé de fruta, que é rico em água, além de ter menos calorias. Um picolé de fruta tem em torno de 60kcal.

Evite os de chocolate, creme, doce de leite e aqueles que têm oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, amendoim, amêndoas). Um picolé ou mesmo uma porção de sorvete de massa crocante pode ter até 250 kcal.

Muito cuidado com as tentações que encontramos nas sorveterias, me refiro às coberturas, caldas, granulados, farofa doce, confeitos, marshmallow, enfim, milhares de guloseimas que tornam o seu sorvete muito calórico.

Neste verão saboreie esta delícia, mas se deseja manter o corpo em forma, faça escolhas saudáveis e não esqueça da dica de sempre, consuma com moderação, ok?

Por:

Roberta dos Santos Silva

Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

http://maisequilibrio.com.br/nutricao/sorvete-e-a-tentacao-do-verao-2-1-1-503.html

 VESTIMENTAS: OPÇÕES 

 

6554643

ROUPA-LEVE-VERAO

1napraiaaa

1napraiaaa2

 

Canção de verão

Grupo Roupa Nova

 

É como um sol de verão

Queimando no peito

Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar.

LEMBRETES:

1frutas -água em cada uma

1FRUTAS-QUANTIDADE DE ÁGUA EM CADA

PROTEÇÃO SOLAR

1protetor-solar - INFORMAÇÕES - GRANDE

 

BOM VERÃO!

Anúncios

1 comentário

  1. Pingback: Verão começa hoje e deve registrar temperaturas acima da média em todo país | MULTIDATAS COMEMORATIVAS

Grato pela visita; volte mais vezes! Nilceu

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s